Falando sobre outros assuntos, como o ser agradável!

Enquanto andava a estudar já tinha dificuldade em perceber a parcialidade dos professores em relação aos alunos. Para o bem ou para o mal, todos fomos vítimas da aceitação, ou NÃO, de algum professor. Claro que dá sempre mais jeito cair em graça!
Mas enfim, acabando por haver sempre alguma injustiça, uma coisa é certa...a matemática! Se o aluno se esforça e apresenta resultados, a bem ou a mal, o professor tem de dar o jeito e a nota aparece, ainda que renhida.



Já no mundo dos adultos, precisamente no laboral (e já tenho nove anos da minha profissão), continuo a esforçar-me para compreender a parcialidade. Hoje não me refiro à chefia. Para mim um chefe é imparcial, sem discussão. Se não o é, não é chefe, ou é uma tentativa falhada de, ou um aspirante a... E que os há, há!

Hoje refiro-me mesmo aos colegas de trabalho e à equipa multidisciplinar com que trabalhamos para que uma empresa funcione.

Não é impressão minha, nem invenção de agora, que as pessoas se relacionam entre si pelo aspecto físico e pelos bens que têm atrelados a si.
É habitual ouvir "não vou com a cara dele/a", "fala muito alto", "tem a mania que sabe". Pergunto-me acerca da necessidade de procurar defeitos/aspectos negativos nas pessoas que mal conhecemos?
Caramba. É verdade que a empatia não se cria com qualquer colega, mas acima disso há que reconhecer em primeiro lugar os seus atributos. Depois se até nem gostamos do cabelo encaracolado, ou do perfume que usa, isso só serve para determinar o nível de relacionamento que possamos ter fora do trabalho (ainda que esta justificação seja ridícula...mas enfim!).

Seria mentirosa se dissesse que adoro trabalhar com qualquer pessoa. Não é verdade. A empatia é maravilhosa e o trabalho flui melhor quando trabalhamos com colegas "agradáveis". Mas também não custa sermos, no geral, seres agradáveis com os outros. Mesmo com aqueles cujo perfume ou cabelo não nos agrada. Ser agradável e bem educado é fundamental, não é preciso mais que isso. Do género de sorrisos forçados e perguntas pressionadas. O respeito é bonito e é importante, porque quando existe ele é recíproco. E todos gostamos de ser tratados com respeito.
Amanhã, e depois, e depois, e depois...vamos tentando ser melhores, pode ser?






Comments

AS MAIS LIDAS

PARTILHA